FLORIANÓPOLIS/SC – Parte I –   Leave a comment

FLORIANÓPOLIS/SC - Parte I -

Oi pra quem se liga em viagens e gosta de conhecer lugares novos.
Hoje eu começo mais uma série de posts falando sobre uma cidade muito especial: FLORIPA.
Fomos a primeira vez em dezembro/2013 (de 26 a 30), quinta a segunda-feira. Ficamos hospedados no Hotel Faial (Rua Felipe Schmidt, 603 – Centro), em quarto quádruplo com uma cama king size + duas de solteiro. Hotel muito bom, limpinho, com um bom café-da-manhã e ótima localização. Como fomos de carro e percorremos 700Km na ida mais 700 na volta, passamos o 1° e o último dias na estrada, nos restaram apenas três dias para curtir a cidade.

Visitamos três praias:
1) JURERÊ INTERNACIONAL – (fotos 1 e 2) – linda, limpa, de água morninha e super bem frequentada. Jurerê é um bairro chique, com inúmeras mansões cinematográficas. O passeio por suas ruas é uma atração à parte, pois é praticamente impossível eleger a mais linda de todas as casas. É como se fosse um grande condomínio de luxo em Miami.
Almoçamos no Restaurante Simple On The Beach. Comida deliciosa (foto 3) a preços nada modestos, assim como os praticados na praia, onde tudo é caro, desde o coco até o uso do chuveiro (R$2,00 por minuto). Não precisamos deixar o carro em estacionamento, pois há bastante vagas próximas à praia.
A praia é tão maravilhosa que decidimos voltar lá numa próxima ida a Floripa.

2) PRAIA MOLE – (foto 4) – como o próprio nome diz, a areia é mole DEMAIS! É muito ruim caminhar, assim como entrar e sair do mar. As águas não são mornas e as ondas são fortes. O acesso à praia é através de trilhas. A praia é muito frequentada por gays e fica próxima a Galhetas, que é uma praia de nudismo. Pra quem gosta de um lugar de difícil acesso é legal, mas eu não gostei. Deixamos o carro num estacionamento que cobrou R$15,00 pelo período.

3) PRAIA DOS INGLESES – (fotos 6 e 8) – com a faixa de areia muito estreita, essa praia é uma muvuca só. A disputa por espaço nessa praia já estressa assim que a gente chega. No dia em que fomos, um domingo, estava absolutamente lotada. Os restaurantes são careiros e cobram consumação mínima de R$200,00 por mesa para ficar na varanda com vista para o mar. Outra que não desejo voltar e não recomendo. Almoçamos por lá mesmo, num restaurante à beira-mar que nos cobrou R$150,00 por uma “Sequência de Camarão” para duas pessoas. A Sequência de Camarão é típica no lugar, onde os pratos, como o próprio nome diz, vêm em sequência. Nesse local foram servidas casquinhas de siri e ostras, seguidas de 3 tipos de camarão – no bafo, alho e óleo e à milanesa – além de um peixe assado com molho de camarão. Tudo estava muito gostoso, mas ainda tivemos de pedir pratos complementares para as meninas. OBS: na Lagoa da Conceição há vários restaurantes que servem a “Sequência” para 4 pessoas por apenas R$80,00. (Falarei mais sobre a Lagoa no próximo post).

A cidade é linda, tanto na região mais urbana quanto nas praias mais rústicas, Vale muito à pena dar um passeio de carro pela estrada, curtindo as paisagens, ou então andar a pé pelo calçadão da orla. O por-do-sol é maravilhoso e proporciona um espetáculo único. À noite é bacana fotografar a Ponte Hercílio Luz, toda iluminada (foto 7).
Alguns shoppings da Havan trazem a réplica da Estátua da Liberdade do lado de fora (foto 9), legal para clicar. Nós visitamos o Shopping Beiramar (foto 5) à Rua Bocaiúva, 2468, Centro, que estava lindamente decorado para as Festas de Fim de Ano.

Achamos tudo tão lindo e ainda havia tanto por conhecer, que decidimos que voltaríamos assim que pudéssemos com mais tempo (o que aconteceu mais cedo do que esperávamos).

Em breve, posto a Parte II, onde contarei sobre a nossa segunda ida a esta belíssima cidade.