Pipoca Comum no micro-ondas SEM ÓLEO   13 comments

Pipoca Comum no micro-ondas SEM ÓLEO

Oi gente,
hoje eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essa maravilha de DICA:
uma PIPOCA muito SAUDÁVEL, feita no micro-ondas com pipoca comum de panela.

A pipoca é rica em antioxidantes, fibras, magnésio, potássio, ômega 3 e ômega 4.
Ao contrário das pipocas de micro-ondas industrializadas, essa é totalmente sem conservantes, com pouco sal e ainda é light, pois não leva óleo, apenas ÁGUA, sim, água!

Que tal fazer agora mesmo?, afinal pipoca é um carboidrato do bem e pode ser consumida (com moderação) até mesmo à noite, pois é um carboidrato de absorção lenta.

A receita é simples, mas preste atenção às dicas.

Você irá precisar de uma tigela DE VIDRO, além de filme plástico (PVC) e um palito.

PIPOCA LIGHT:

5 colh. (sopa) de milho para pipoca
5 colh. (sopa) de água
1 colh. rasa (café) de sal

PREPARO:

Coloque tudo na tigela e tampe com um pedaço grande de PVC. Certifique-se de que ficou bem vedado nas laterais da tigela.
OBS: não dá certo com tigela plástica, pois o filme plástico descola quando as pipocas começam a estourar.
Não precisa esticar o filme de PVC, pois com o volume das pipocas estouradas ele irá se expandir (dependendo do tamanho da tigela) – eu usei uma com 17cm de diâmetro por 7cm de altura.
Depois de colar o PVC nas laterais, não se esqueça de fazer 4 furinhos na superfície, com um palito, por onde vai sair o vapor.
Leve ao forno de micro-ondas na potência máxima por 5 a 6 minutos (dependendo do forno). No meu foram necessários exatos 6 minutos.
É preciso prestar atenção aos estouros. Quando o tempo entre um e outro ficar mais espaçado é preciso desligar. No meu forno elas só começaram a estourar após 5 minutos. Em 1 minuto estava tudo estourado. Quase não sobrou “piruá”. (Esse é o termo que a gente usa lá em Minas para os caroços de pipoca que não estouram. rsrsrsrs)

DICA: para quem não quer abrir mão do saborzinho que o óleo dá, acho que não faz mal colocar só uma colherzinha (ou meia) de óleo ou azeite, como preferir.
Da próxima vez que eu fizer vou experimentar, pois a pipoca fica meio sem graça sem óleo nenhum. É uma receita para quem está em dieta de emagrecimento. No meu caso, agora só preciso manter, então me darei o direito de um pouquinho de gordurinha.

Então, espero que tenham gostado dessa DICA!
Quem disse que quem está de dieta não pode comer pipoca, hein!? hahah

Sabe quantas calorias há em uma xícara (chá) de pipoca tradicional, feita com óleo? Apenas 31kcal (sendo que destas 31, somente 3 são referentes às gorduras).

Boa essa notícia, né?!
🙂
Agora aproveitem!

13 Respostas para “Pipoca Comum no micro-ondas SEM ÓLEO

Assinar os comentários com RSS.

  1. Não sou de comer nada Light, mas evitar o óleo é essencial para qualquer um, vou tentar fazer, espero que dê certo kkkk, beijoo :*

  2. Pingback: VIDA SAUDÁVEL – Parte IV – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – | BloGhetti

  3. Deixa eu contar mais um segredinho importante:
    TENHAM MUITO CUIDADO: a tigela fica MUITO QUENTE quando sai do micro-ondas, por isso é necessário o uso de luvas para pegá-la.
    Outra coisa: como a tigela fica cheia de sal grudado eu quis enchê-la de água para facilitar a lavagem.
    Acontece que, como ela está muito quente, a água fria da pia provoca um tremendo CHOQUE-TÉRMICO, e pode causar o “estouro” da tigela.
    Foi exatamente o que aconteceu aqui em casa hoje.
    Não sei se porque com o óleo ela ficou ainda mais quente (porque da outra vez eu também coloquei água imediatamente, mas não estourou. Já hoje….) rsrsrsrs
    Sorte a minha que foi dentro da pia e não voou nenhum caco de vidro em mim. Mas da próxima vez irei esperar ela esfriar primeiro, antes de encher de água!
    Então, CUIDADO, viu?! Beijinhossss

  4. Pessoal, tenho que contar pra vocês: hoje fiz a pipoca com óleo (bem pouquinho) e deu super certo!
    Usei apenas 4 colheres de água e 1 rasa de óleo de girassol.
    A pipoca ficou bem mais saborosa e o sal ficou mais grudadinho nela.
    Usei pouquíssimo sal e mesmo assim ele pegou bem, devido ao óleo.
    No dia que fiz sem óleo, o sal ficou muito soltinho e às vezes eu engasgava. kkkkkkkkkkkkkkkk

    Usando pouco óleo a receita não fica muito mais calórica, pois rende bastante pipoca.
    Beijosssss

  5. Deu super certo haha, adorei saber disso !

  6. Super legal eu adoro pipocas e eu vi matérias que em pacote é mehor do que aquelas light de microondas é perigo para saúde. Vou começar comprar de pacotinho e tentar fazer desse jeito.
    Beijos

  7. andrea, adorei as dicas, muito bom, adoro pipocas! vou fazer!!

  8. Esqueci de dizer: fica sequinha e crocante, mesmo sem óleo.

Deixe um comentário aqui

