VIDA SAUDÁVEL – Parte I – FOCO, FORÇA & FÉ –   5 comments

VIDA SAUDÁVEL - Parte I - FOCO, FORÇA & FÉ -

Olá pessoal interessado em SAÚDE!!!

Hoje eu começo uma série de posts contando a vocês sobre como eu consegui eliminar 10 quilos em 5 meses e deixar, não só o meu corpo mais esbelto, mas também a minha saúde em dia.
Vou contar as mudanças que fiz em minha vida, vou falar dos novos hábitos saudáveis que adotei e de como tudo isso me fez bem. Me fez tanto bem, que eu queria que todo mundo se sentisse assim. O meu desejo é de que todas as pessoas possam ter um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação leve, exercícios físicos e hábitos saudáveis como beber mais água, dormir mais cedo e acordar cedo também (nunca fui disso, e estou surpresa comigo mesma, mas como tem me feito tão bem, não pretendo voltar a ter a vida desregrada que tinha antes).

Para chegar ao meu objetivo foi necessário um tempo antes, de preparação, com muita leitura para me informar melhor sobre o assunto e sempre que eu lia algo a respeito, me deparava com os mesmos relatos de pessoas que adotaram hábitos de vida saudável: todos são unânimes em dizer que precisamos ter DISCIPLINA.
Mas como conseguir algo que nunca tivemos antes?
É preciso ter em mente 3 palavrinhas especiais – os 3 Fs que eu sempre costumo citar:

F O C O , F O R Ç A & F É !!!

F O C O – Você precisa definir 1º o que você quer (quantos quilos precisa perder para chegar em seu peso ideal – não exagere, pois se a gente emagrece demais fica até feia, esquelética e, se você se impõe uma meta muito exagerada, já começa desanimando, pois essa meta fica-lhe parecendo muito distante e difícil de ser alcançada). Faça como eu, que achava que precisava perder 10 quilos, mas se perdesse 5 já estaria de bom tamanho. Então, se fosse fácil eliminar esses primeiros 5 quilos, traçaria outra meta em seguida, de eliminar mais 5. E foi o que fiz – eu deu super certo!

Uma DICA: sugiro que faça o cálculo de seu IMC (Índice de Massa Corpórea), que irá dizer se você está dentro do peso ideal ou não. De acordo com o IMC é possível saber quantos quilos você precisa reduzir.
Para calcular, basta dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado.
IMC=PESO/(ALTURA ²) ou seja IMC=( PESO )/(ALTURA x ALTURA)
O valor obtido deve ser conferido na tabela:
Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Antes de iniciar minha jornada eu estava com o índice 26,8 (sobrepeso), e hoje, com 10 quilos a menos meu IMC é de 23,3 (peso normal).
Se for possível consulte um nutricionista ou vá a um médico endocrinologista. O profissional saberá te orientar nesse sentido e até poderá formular uma “dieta” balanceada bastante saudável para você seguir no início. Depois você mesmo vai adaptando a sua alimentação à sua rotina diária, permitindo-se pequenos “presentinhos” uma vez por semana. Mas cuidado para não exagerar nos “mimos” viu!? rsrsrsss

F O R Ç A – A gente precisa ser firme e ter disciplina. Não é fácil, mas quando a gente precisa e quer muito uma coisa, a gente encontra força de alguma forma, em algum lugar que a gente nem sabe onde fica, mas que está lá, adormecida, só esperando você acordá-la.
Tem mais:
se você tiver o apoio de pelo menos uma pessoa da família, já será de grande ajuda. Eu tive desde o início até hoje o apoio da minha filha mais velha, Thainá, que entrou na RA um pouco antes de mim e sempre ficava me chamando pra fazer junto dela, mas eu tinha muito desânimo de entrar numa academia e começar o que eu pensava que seria uma nova dieta. Ela foi me esclarecendo, aos poucos, muitas dúvidas que eu tinha, já que ela se interessa muito pelo assunto e sempre lê muito a respeito. Eu também comecei a ler (posts que ela me mandava), seguir pessoas no Instagram que levam uma vida saudável e têm uma rotina de exercícios físicos (muitos perfis indicados por ela) e, assim fui me interessando pelo assunto, me aprofundando mais e decidi começar. Ela esteve sempre ao meu lado e uma ia dando FORÇA pra outra. Isso nos uniu ainda mais como Mãe e Filha, hoje somos amigas e companheiras de VIDA SAUDÁVEL. Escolhemos restaurantes que servem comidas saudáveis e a feira semanal tornou-se uma obrigação aqui em casa, com muitas FRUTAS, VERDURAS e LEGUMES.

Se você mora sozinho, ou não tem ninguém que te incentive, busque motivação!
Procure ser VOCÊ MESMO um exemplo a seguir. Faça um esforço para não desanimar e siga em frente no seu objetivo e, com certeza, despertará o interesse de outras pessoas em se espelhar em você.
Isso pra mim é motivo de grandes alegrias. Só de saber que alguém me admira pela minha determinação e procura seguir meu exemplo, minhas DICAS, isso me deixa ainda mais motivada a seguir meu caminho. Me deixa muito feliz fazer alguém querer melhorar sua saúde e mudar seu estilo de vida.

F É – você não pode nunca deixar de acreditar que VOCÊ É CAPAZ! Isso é a alavanca para “acordar” aquela FORÇA, da qual eu falei acima, que está adormecida aí dentro de você.
Acredite que você pode e terá meio caminho andado para aproveitar todo o seu potencial e conseguir o que você quer.
NUNCA DESISTA! Acredite, tenha FÉ em você mesmo e, se você tem uma religião, apegue-se, tenha FÉ em DEUS! Ele irá te ajudar a não desanimar, porque Ele nunca irá te abandonar.

Nos próximos posts, falarei sobre a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, os alimentos saudáveis que não podem faltar no nosso dia-a-dia, trocas inteligentes, hábitos saudáveis, exercícios físicos e muito mais.

Aguardem! Espero que gostem.
😉

5 Respostas para “VIDA SAUDÁVEL – Parte I – FOCO, FORÇA & FÉ –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Parabéns mais uma vez Andréa! Nos dias atuais, corridos, onde tudo já vem pronto, pratico e rápido, mudar os hábitos alimentares é realmente muito difícil. Você está ótima! FIU FIU

    • Muito obrigada. Alcancei meu objetivo e agora dou prosseguimento para continuar levando uma vida saudável, mas acho importante compartilhar com outras pessoas a minha trajetória e assim ajudá-las de alguma forma. Um beijo. 🙂

  2. Pingback: 10 DICAS fáceis para uma VIDA mais SAUDÁVEL – | BloGhetti

  3. Parabéns prima pela conquista! Muito bacana e bem escrito seu relato. Estou precisando seguir seu exemplo,rsrs. Não demora muito pra postar as dicas tá? Bjs

Deixe um comentário aqui

