VIDA SAUDÁVEL – Parte I – FOCO, FORÇA & FÉ –   5 comments

VIDA SAUDÁVEL - Parte I - FOCO, FORÇA & FÉ -

Olá pessoal interessado em SAÚDE!!!

Hoje eu começo uma série de posts contando a vocês sobre como eu consegui eliminar 10 quilos em 5 meses e deixar, não só o meu corpo mais esbelto, mas também a minha saúde em dia.
Vou contar as mudanças que fiz em minha vida, vou falar dos novos hábitos saudáveis que adotei e de como tudo isso me fez bem. Me fez tanto bem, que eu queria que todo mundo se sentisse assim. O meu desejo é de que todas as pessoas possam ter um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação leve, exercícios físicos e hábitos saudáveis como beber mais água, dormir mais cedo e acordar cedo também (nunca fui disso, e estou surpresa comigo mesma, mas como tem me feito tão bem, não pretendo voltar a ter a vida desregrada que tinha antes).

Para chegar ao meu objetivo foi necessário um tempo antes, de preparação, com muita leitura para me informar melhor sobre o assunto e sempre que eu lia algo a respeito, me deparava com os mesmos relatos de pessoas que adotaram hábitos de vida saudável: todos são unânimes em dizer que precisamos ter DISCIPLINA.
Mas como conseguir algo que nunca tivemos antes?
É preciso ter em mente 3 palavrinhas especiais – os 3 Fs que eu sempre costumo citar:

F O C O , F O R Ç A & F É !!!

F O C O – Você precisa definir 1º o que você quer (quantos quilos precisa perder para chegar em seu peso ideal – não exagere, pois se a gente emagrece demais fica até feia, esquelética e, se você se impõe uma meta muito exagerada, já começa desanimando, pois essa meta fica-lhe parecendo muito distante e difícil de ser alcançada). Faça como eu, que achava que precisava perder 10 quilos, mas se perdesse 5 já estaria de bom tamanho. Então, se fosse fácil eliminar esses primeiros 5 quilos, traçaria outra meta em seguida, de eliminar mais 5. E foi o que fiz – eu deu super certo!

Uma DICA: sugiro que faça o cálculo de seu IMC (Índice de Massa Corpórea), que irá dizer se você está dentro do peso ideal ou não. De acordo com o IMC é possível saber quantos quilos você precisa reduzir.
Para calcular, basta dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado.
IMC=PESO/(ALTURA ²) ou seja IMC=( PESO )/(ALTURA x ALTURA)
O valor obtido deve ser conferido na tabela:
Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Antes de iniciar minha jornada eu estava com o índice 26,8 (sobrepeso), e hoje, com 10 quilos a menos meu IMC é de 23,3 (peso normal).
Se for possível consulte um nutricionista ou vá a um médico endocrinologista. O profissional saberá te orientar nesse sentido e até poderá formular uma “dieta” balanceada bastante saudável para você seguir no início. Depois você mesmo vai adaptando a sua alimentação à sua rotina diária, permitindo-se pequenos “presentinhos” uma vez por semana. Mas cuidado para não exagerar nos “mimos” viu!? rsrsrsss

F O R Ç A – A gente precisa ser firme e ter disciplina. Não é fácil, mas quando a gente precisa e quer muito uma coisa, a gente encontra força de alguma forma, em algum lugar que a gente nem sabe onde fica, mas que está lá, adormecida, só esperando você acordá-la.
Tem mais:
se você tiver o apoio de pelo menos uma pessoa da família, já será de grande ajuda. Eu tive desde o início até hoje o apoio da minha filha mais velha, Thainá, que entrou na RA um pouco antes de mim e sempre ficava me chamando pra fazer junto dela, mas eu tinha muito desânimo de entrar numa academia e começar o que eu pensava que seria uma nova dieta. Ela foi me esclarecendo, aos poucos, muitas dúvidas que eu tinha, já que ela se interessa muito pelo assunto e sempre lê muito a respeito. Eu também comecei a ler (posts que ela me mandava), seguir pessoas no Instagram que levam uma vida saudável e têm uma rotina de exercícios físicos (muitos perfis indicados por ela) e, assim fui me interessando pelo assunto, me aprofundando mais e decidi começar. Ela esteve sempre ao meu lado e uma ia dando FORÇA pra outra. Isso nos uniu ainda mais como Mãe e Filha, hoje somos amigas e companheiras de VIDA SAUDÁVEL. Escolhemos restaurantes que servem comidas saudáveis e a feira semanal tornou-se uma obrigação aqui em casa, com muitas FRUTAS, VERDURAS e LEGUMES.

Se você mora sozinho, ou não tem ninguém que te incentive, busque motivação!
Procure ser VOCÊ MESMO um exemplo a seguir. Faça um esforço para não desanimar e siga em frente no seu objetivo e, com certeza, despertará o interesse de outras pessoas em se espelhar em você.
Isso pra mim é motivo de grandes alegrias. Só de saber que alguém me admira pela minha determinação e procura seguir meu exemplo, minhas DICAS, isso me deixa ainda mais motivada a seguir meu caminho. Me deixa muito feliz fazer alguém querer melhorar sua saúde e mudar seu estilo de vida.

F É – você não pode nunca deixar de acreditar que VOCÊ É CAPAZ! Isso é a alavanca para “acordar” aquela FORÇA, da qual eu falei acima, que está adormecida aí dentro de você.
Acredite que você pode e terá meio caminho andado para aproveitar todo o seu potencial e conseguir o que você quer.
NUNCA DESISTA! Acredite, tenha FÉ em você mesmo e, se você tem uma religião, apegue-se, tenha FÉ em DEUS! Ele irá te ajudar a não desanimar, porque Ele nunca irá te abandonar.

Nos próximos posts, falarei sobre a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, os alimentos saudáveis que não podem faltar no nosso dia-a-dia, trocas inteligentes, hábitos saudáveis, exercícios físicos e muito mais.

Aguardem! Espero que gostem.
😉

Anúncios

5 Respostas para “VIDA SAUDÁVEL – Parte I – FOCO, FORÇA & FÉ –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Parabéns mais uma vez Andréa! Nos dias atuais, corridos, onde tudo já vem pronto, pratico e rápido, mudar os hábitos alimentares é realmente muito difícil. Você está ótima! FIU FIU

    • Muito obrigada. Alcancei meu objetivo e agora dou prosseguimento para continuar levando uma vida saudável, mas acho importante compartilhar com outras pessoas a minha trajetória e assim ajudá-las de alguma forma. Um beijo. 🙂

  2. Pingback: 10 DICAS fáceis para uma VIDA mais SAUDÁVEL – | BloGhetti

  3. Parabéns prima pela conquista! Muito bacana e bem escrito seu relato. Estou precisando seguir seu exemplo,rsrs. Não demora muito pra postar as dicas tá? Bjs

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: