VIDA SAUDÁVEL – Parte II – REEDUCAÇÃO ALIMENTAR –   2 comments

VIDA SAUDÁVEL - Parte II - REEDUCAÇÃO ALIMENTAR -

Olá pessoas saudáveis!!!
Dando continuidade à série de posts sobre Vida Saudável, hoje vou falar sobre Reeducação Alimentar – RA, que comecei no dia 06 de novembro de 2013, no mesmo dia em que retornei à academia, depois de anos e anos parada.

Eu ainda estou em fase de avanço, ou seja, ainda não completei a minha RA. Ainda há muita coisa a ser modificada em minha dieta, mas é assim mesmo que tem que ser, aos poucos, senão não funciona.
Se a gente fica afoita pra cortar de vez tudo o que engorda ou não é saudável, simplesmente enlouquecemos. Temos que ir devagar, cortando alguns alimentos hiper-calóricos e nada saudáveis, como frituras, açúcar, etc. e introduzindo outros mais saudáveis e leves, para irmos nos acostumando aos poucos.

É assim que acontece nas DIETAS: geralmente as pessoas querem perder muito peso e num curto espaço de tempo, então fazem dietas rigorosas, cortam absolutamente TUDO o que engorda e vão ficando nervosas, irritadas. No começo até há uma compensação, que é a perda de peso rápida, mas com o passar do tempo e a necessidade de se perder mais algum peso extra, as coisas vão ficando difíceis, já que há uma desaceleração na perda. Isso gera ansiedade e as pessoas sentem necessidade de alguma compensação por todo o esforço feito no início e, quando dão aquela “escorregada” sentem-se frustradas, arrependidas, decepcionadas consigo mesmas. Isso é um tiro-no-pé. É o começo do fracasso da dieta. E vai tudo por água abaixo. A pessoa engorda tudo de novo, geralmente mais até do que havia conseguido perder. E vai ficando cada vez mais frustrada. É uma bola de neve.

Eu passei por tudo isso. Cansei de fazer dietas. Cansei de me sentir mal. Vivia no famoso “efeito-sanfona” e nunca estava feliz e satisfeita com meu corpo. Até que me cansei de esperar por um milagre. Li muito sobre RA e decidi fazer, mas é claro, aliada a uma rotina de exercícios físicos. Confesso pra vocês que não foi fácil, mas também preciso dizer que não foi assim tão difícil quanto imaginei que seria.
Acho até que me saí muito bem. E sei que em parte, meu sucesso se deve também ao incentivo de familiares e amigos.

Um conselho que eu dou: “Não pense que você está de DIETA. Essa palavra, que nos acompanhou durante tanto tempo, geralmente seguida de FRACASSO, nos traz sempre péssimas lembranças. Nos lembra privação, fome, desejo não realizado, frustração… Tudo isso deve ser esquecido. Pense apenas que você está em fase de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR – essa é a palavra-chave – e, que isso é para a sua SAÚDE! Não pense apenas que é pra emagrecer. Afinal, uma hora você conseguirá chegar ao seu PESO IDEAL e não precisará mais perder peso, somente manter. Lembre-se que DIETA é algo passageiro. Reeducação Alimentar é PARA SEMPRE!

DIETA você faz, perde peso, depois para de fazer e recupera o peso perdido (às vezes engorda até mais do que perdeu, como já citei acima) e aí precisa recomeçar outra dieta, seguida de mais outra e mais outra… torna-se um círculo-vicioso, um efeito-sanfona sem fim, provocando estrias, além do aumento da baixa auto-estima.
Nada disso!

Com a RA você verá como tudo muda. O nosso organismo vai ficando limpo, saudável e as consequências são as melhores possíveis, não só com relação à perda de peso, mas com tudo de bom que essa perda nos traz:
pra começar você se sente mais confiante, pois vai vendo seu corpo mudar, suas medidas diminuírem, suas ROUPAS SERVIREM novamente (isso é uma bênção hahaha), você vai sentindo-se cada vez mais bonita, quer se olhar no espelho para conferir suas novas curvas e é uma coisa que te faz muito bem. Além de tudo, os alimentos saudáveis te fazem sentir-se melhor a cada dia. Você se sente bem fisicamente, fica com mais disposição pra tudo (claro que os exercícios físicos também estarão contribuindo pra isso, mas falarei sobre eles mais pra frente em outros posts específicos).
Outra coisa é que não só você sente as mudanças, mas todos que estão à sua volta. Ouvir elogios é sempre muito bom, mais ainda quando sabemos que são sinceros. Quando a gente está nessa fase de mudanças, em que nós mesmos percebemos o quanto estamos obtendo sucesso, temos a certeza de que as pessoas estão sendo verdadeiras ao nos elogiar. Muitas delas nem sabem que estamos com esse objetivo, algumas nem nos conhecem direito. Elas simplesmente percebem a transformação em comentam conosco, tornando nosso dia mais lindo e nos dando força para continuarmos seguindo em frente, sem perder o FOCO.”

No próximo post darei DICAS de alimentos saudáveis e que nos ajudam a manter a rotina da RA. Vou falar um pouco sobre as FRUTAS SECAS e OLEAGINOSAS e também sobre trocas inteligentes.
Até lá!
Um beijão, fiquem com Deus e continuem sempre nos 3 Fs: FOCO, FORÇA & FÉ!

Anúncios

2 Respostas para “VIDA SAUDÁVEL – Parte II – REEDUCAÇÃO ALIMENTAR –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pingback: 10 DICAS fáceis para uma VIDA mais SAUDÁVEL – | BloGhetti

  2. Pingback: PÃO DE MICRO-ONDAS – | BloGhetti

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: