VIDA SAUDÁVEL – Parte III – TROCAS INTELIGENTES –   3 comments

VIDA SAUDÁVEL – Parte III – TROCAS INTELIGENTES –

Oi gente boa!!!
Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa?! Então se liga nessas DICAS que preparei pra vocês:
Mudar a alimentação não precisa ser algo radical e vou explicar o por quê.
Hoje venho falar das trocas que venho fazendo e dos novos hábitos que estou, aos poucos, adotando em minha vida.
O 1º deles foi ter deixado de tomar refrigerantes. Eu era viciada em refris e achava que nunca conseguiria parar de tomar. Admirava quem conseguia abandonar essa bebida, que contém tantas porcarias, mas que (vamos admitir) é uma delícia, né?!
Então há cerca de 1 ano eu decidi parar de tomar, pensando em 1º lugar na saúde, mas é claro, também com o objetivo de emagrecer. Mas acontece que eu substituí o refrigerante por suco de caixinha… aí a coisa não melhorou muito, sabe?! rsrsrs Porque os sucos de caixinha contém muitos conservantes, além de um alto índice de sódio, e o que é ainda pior, AÇÚCAR, muito açúcar. Mesmo as versões light não podem ser consideradas saudáveis, devido aos conservantes e adoçantes dietéticos. Então quando entrei de vez na Reeducação Alimentar eu também cortei definitivamente esses sucos industrializados, substituindo-os pelos sucos naturais.
A 1ª coisa que comprei para ser a minha aliada nessa nova vida foi uma centrífuga. Com ela eu preparo meus sucos super-naturais e aproveito tão bem as frutas e vegetais, que nem é necessário adoçar. Também não é preciso coar. Portanto meus sucos são absolutamente NATURAIS e saudáveis, além de muito saborosos. Por mais que as pessoas pensem que suco de couve é ruim, eu digo: NÃO É! Se você usar os ingredientes certos, seus sucos verdes podem ser muito gostosos. Basta acrescentar uma ou duas frutas para adoçar.
No BloGhetti há várias receitas de SUCOS DETOX. Veja aqui:
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/15/suco-detox/
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/21/suco-detox-vermelho/
https://andreastips.wordpress.com/2014/01/12/gelo-de-couve-para-suco-verde/

Uma opção saudável de suco de supermercado é o SUCO INTEGRAL DE UVA, que não contém açúcar e faz bem ao coração. Mas não abuse dele, principalmente à noite, OK? Um copo por dia no almoço ou lanche da tarde é o ideal.

Outra DICA que quero compartilhar com vocês é sobre DOCES.
Muita gente me pergunta o que eu faço naquela hora que bate aquele “desejo” incontrolável de comer um docinho. Eu gosto muito de doces, mas nada exagerado, então as frutas às vezes ajudam nessa hora, principalmente as FRUTAS SECAS, como:
Damasco, Ameixa sem caroço, Passas brancas e pretas, Blueberries, Cranberries e até a Gojiberry, que auxilia no emagrecimento, pois proporciona a sensação de saciedade.
Banana com aveia e mel é um excelente Pré-treino, pois dá energia e é uma delícia.
Banana com canela também.
Também faço sobremesas diet/light, usando pudins de caixinha do tipo zero açúcar, com frutas in natura (banana, kiwi, morango) e granola ou aveia em flocos.
Também tem receitinhas de sobremesas light no BloGhetti:
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/09/sobremesa-diet-de-chocolate-ou-caramelo/
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/22/mousse-light-de-maracuja/
https://andreastips.wordpress.com/2013/11/15/mousse-diet-de-kiwi/

Já os chocolates…. ah os chocolates! Eu sou chocólatra assumida, mas desde que iniciei o meu processo de RA, diminuí radicalmente o seu consumo. Mas não fico sem. Quando bate aquela vontade de comer chocolate eu como um, no máximo dois quadradinhos e mesmo assim só de chocolate meio-amargo. Essa é uma troca realmente inteligente, porque o chocolate amargo é bastante saudável e se consumido com moderação não faz mal algum, só bem. 🙂

Mais uma DICA. Receitas tradicionais a base de chocolate podem perfeitamente ser substituídas por Cacau em Pó 100% ou Whey Protein sabor chocolate.
Vou começar a testar algumas receitas fit com o Whey (Proteína isolada) e as aprovadas serão postadas em breve aqui no blog. Fiquem de olho. 😉

As trocas inteligentes continuam por todo o cardápio:
no CAFÉ-DA-MANHÃ, substitua o pão branco pelo integral (mas cuidado com os falsos pães integrais, que tem de montão por aí), verifiquem os ingredientes. O 1º da lista deve ser a farinha integral. Isso quer dizer que é o ingrediente que há em maior quantidade no produto.
Troque também os queijos amarelos por queijos brancos. O queijo COTTAGE é o mais indicado, por conter muita proteína, baixo teor de sódio e baixíssimo teor de gorduras. Mas o queijo minas também é uma boa opção. Aqui em casa também usamos o creme de ricota light ou requeijão light de copo. Dá pra fazer muitas receitinhas deliciosas com eles.
Presunto deve ser trocado por peito de peru ou peito de frango, que apesar de serem embutidos, são as melhores opções nessa categoria. Não consuma diariamente, mas quando precisar use (bem pouquinho) só para dar sabor aos sanduíches e outros pratos.
Café está liberado, desde que seja sem açúcar branco. O açúcar refinado é a pior droga que existe na alimentação, portanto deve ser substituído por AÇÚCAR MASCAVO ou DEMERARA (em pequenas quantidades), ou de preferência abolido.
Para quem gosta, outra opção para adoçar sucos, saladas de frutas e outras comidinhas é o MEL.

No ALMOÇO, prepare carnes cozidas, assadas ou grelhadas. Evite usar óleo no preparo dos alimentos, mas se for preciso, apenas unte a frigideira, retirando o excesso com um papel-toalha. Abuse das saladas, principalmente as cruas.
Olha essas saladinhas aqui:
https://andreastips.wordpress.com/2014/02/15/salada-refrescante-de-folhas-frutas/
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/16/salada-nicelanea/
https://andreastips.wordpress.com/2013/11/27/receita-light-salada-tropical/

Substitua o sal comum pelo SAL DE ERVAS. Além de mais saudável (pois usamos menor quantidade) o sabor das ervas deixa as comidas deliciosas. A receita do meu SAL DE ERVAS está aqui:
https://andreastips.wordpress.com/2013/09/25/sal-de-ervas/
Outros ingredientes bem legais são os chamados TERMOGÊNICOS: canela, gengibre, pimenta, pimenta-biquinho, guaraná em pó, chá verde, etc). Eles nos ajudaram bastante, pois aceleram o metabolismo, aumentando a queima de calorias.
Pra quem faz musculação, recomendo o consumo de proteínas para recuperar os músculos e o FRANGO e a BATATA-DOCE são os campeões nesse quesito. Aqui em casa o consumo desses dois alimentos aumentou nos últimos meses, porque a minha filha come sempre batata-doce antes dos treinos (Pré-treino) e o frango sempre foi um queridinho da gente, agora então…
Mas ATENÇÃO: a batata-doce não deve nunca ser frita. Prepare-a cozida, assada ou grelhada. Pode grelhar até mesmo na frigideira com uma “pincelada” de óleo-de-coco.

Pro LANCHE DA TARDE eu aproveito pra comer um sanduichinho leve (posto sempre fotos dos meus sanduíches, descriminando os ingredientes nas legendas, no meu Álbum 3F – FOCO, FORÇA & FÉ). E também tem receitinhas leves no Blog:
https://andreastips.wordpress.com/2014/02/08/wrap-integral-lanche-light/
https://andreastips.wordpress.com/2013/09/23/receita-light-panini-de-salada/

No JANTAR:
Uma coisa que eu nunca tive hábito foi jantar. Quase sempre eu faço um lanche à noite, mas sempre era pão (mais de um), pizza, salgadinhos, hot dog, etc. Só porcaria e gordices.
Mas de 6 meses pra cá eu praticamente eliminei os carboidratos após as 19:00h. Claro que de vez em quando eu dou uma “escorregada”, mas sempre é com moderação. É que quando a minha filha caçula resolve pedir uma pizza, eu dou uma beliscada, porque ninguém é de ferro. Mas como apenas uma fatia (contra as 2, 3, 4… que comia antes. É mole!?) kkkkk
E, é lógico, que quando isso acontece, eu pego um pouco mais pesado no treino do dia seguinte, néah?! rsrsrsrs.. Afinal, a gente não pode se martirizar e ficar passando vontade de comer aquilo que gosta, mas também não pode, em hipótese alguma, deixar de compensar com exercícios depois. O suco DETOX em jejum no dia seguinte também é fundamental. 😉
Uma coisa que eu faço sempre e a Thainá também são OMELETES com 3 ou 4 claras e apenas uma gema. Os recheios podem variar bastante pra não enjoar. A gente usa o que tem disponível na geladeira: queijo branco, peito de peru (ou de frango), tomate com orégano, frango desfiado, etc.

Quando saímos pra jantar, procuro sempre fazer as escolhas mais saudáveis do cardápio, sempre com saladas e comidas leves. Adoro comida japonesa e, apesar do arroz, não fico na vontade, apenas não exagero nos niguiris e sushis, uso o shoyo light (e bem pouquinho), abuso dos sashimis e cevices, pois são mais leves e os empanados ficam limitados em somente uma ou duas unidades.

Para aquela fominha que dá tarde da noite eu recomendo um pote de IOGURTE ou FRUTAS SECAS ou OLEAGINOSAS (ou tudo junto, fica uma delícia).
Aliás essas frutinhas abençoadas são um S.O.S. FOME. Eu levo sempre no carro, na minha marmitinha, que também tem barrinhas de cereal, barras de nuts (castanhas, nozes, etc) e barrinhas de proteína (pra comer na academia). As minhas favoritas são:
Castanha-de-caju, Castanha-do-Pará (uma ou duas por dia), Nozes, Avelãs, Amêndoas e Pistache (às vezes Amendoim também).
Mas CUIDADO! Prefira as versões com pouco sal (ou sem sal), pois o sódio é um grande vilão anti-emagrecimento, porque retém líquido, deixando a gente inchada e favorecendo a formação de celulite, fora que eleva a pressão arterial e faz mal para o coração. A castanha-de-caju e pistache eu compro com pouco sal, as avelãs e amêndoas sem nenhum. As OLEAGINOSAS são a “gordura do bem”, mas ainda assim têm gorduras, por isso deve-se consumir com moderação. A minha porção diária enche apenas a palma da minha mão.
Ainda sobre o IOGURTE NATURAL DESNATADO, tem uma DICA boa: fazendo-o em casa você economiza bastante e é sem conservantes, portanto é muito mais saúde pra você. A receita dele também está no BloGhetti, veja aqui:
https://andreastips.wordpress.com/2013/11/24/coalhadas-fresca-seca/
Fotografei o passo-a-passo para facilitar bastante e não ter erro. É muito útil no preparo de várias receitas e ainda pode-se fazer a COALHADA SÍRIA, pra passar no pão. Não deixe de fazer essa receita, que é muito econômica e rende bastante. 🙂

Por fim quero dizer que ninguém precisa se desesperar e fazer da alimentação um motivo de tortura. As comidas saudáveis podem ser bastante saborosas.
Além do mais ninguém precisa banir para sempre algumas gostosuras que não são assim tão saudáveis. Como eu já disse, a gente pode dar as nossas “escapadinhas” de vez em quando, “meter-o-pé-na-jaca”, desde que não seja uma “jaca” muito grande. E nunca deixando de equilibrar a balança com refeições mais leves e uma boa caminhada ou corrida no dia seguinte.
Os DETOX e exercícios estão aí pra compensar possíveis excessos.
EQUILÍBRIO é a palavra-chave para se levar a vida numa boa, sem neuras.

Nos próximos posts vou falar dos exercícios físicos que me ajudaram (e muito) a secar 10 quilos e conquistar um corpo mais esguio. Não deixe de continuar seguindo o BloGhetti.
Para não perder nada, seja um seguidor, clicando na janelinha abaixo, à direita. Retângulo cinza: (+ SEGUIR).
Obrigada e até a próxima DICA. ❤

3 Respostas para “VIDA SAUDÁVEL – Parte III – TROCAS INTELIGENTES –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pingback: 10 DICAS fáceis para uma VIDA mais SAUDÁVEL – | BloGhetti

  2. Nossa Andréa, que post maravilhoso esse que você fez, dicas ótimas e super saudáveis!
    Estou com muita vontade de fazer e comer tudo, ainda mais agora (estou lendo seu post as 10:30am) quero comer banana com aveia e mel! rss
    Parabéns!
    Um beijão

Deixe um comentário aqui

