VIDA SAUDÁVEL – Parte IV – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL –   1 comment

VIDA SAUDÁVEL – Parte IV – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL –

Oi pessoal,
estou aqui de novo para falar dos alimentos saudáveis que, aos poucos, estou incluindo em minha alimentação. Acho que faltaram algumas coisas no post anterior, então quis complementar, antes de entrar no assunto dos exercícios físicos.

Muita gente me pergunta se estou fazendo dieta. Digo que não. Dieta é algo passageiro. O que estou fazendo é pra sempre e chama-se REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Funciona assim: aos poucos estou cortando da minha vida tudo aquilo que não é saudável. Comecei com os refrigerantes, que não tomo há mais de 1 ano, depois cortei os sucos de caixinha (açúcar puro!), diminuí radicalmente a ingestão de frituras, principalmente à milanesa, substituí as massas brancas pelas integrais, aumentei a ingestão de frutas, verduras e legumes e incluí no meu cardápio, alimentos funcionais como alguns grãos e sementes. Tbm cortei o açúcar e só faço uso de adoçantes em último caso, mesmo assim, uso uma dose mínima, ou uso açúcar orgânico (ou mascavo, ou demerara), mas muito pouco.

Resolvi fazer uma listinha com algumas trocas inteligentes para facilitar:

• Massas brancas e refinadas (farinha de trigo, arroz branco, pães brancos e macarrão comum) por MASSAS INTEGRAIS (pão de forma integral, arroz integral e macarrão integral, além de torradas, biscoitos e receitas feitas em casa com farinha integral ou outras mais saudáveis como FLOCOS FINOS DE AVEIA, FARINHA DE LINHAÇA, QUINOA, etc.)
• Farofa de farinha de mandioca por FAROFA DE SOJA (temperada, é uma delícia!)
• Pipoca de micro-ondas por MILHO DE PIPOCA COMUM (feito no micro-ondas). Tem receitinha com o passo-a-passo no BloGhetti:
https://andreastips.wordpress.com/2014/03/19/pipoca-comum-no-micro-ondas-sem-oleo/

• Leite de coco por LEITE DE COCO LIGHT, assim como CREME DE LEITE LEVE, ou IOGURTE NATURAL em receitas que levam creme de leite, etc.
• Chocolate em pó por CACAU EM PÓ 100%
• Atum por ATUM LIGHT
• Frituras por ASSADOS, COZIDOS e GRELHADOS
• Chocolate branco e ao leite por CHOCOLATE AMARGO
• Omelete de claras e gemas por OMELETE DE CLARAS COM UMA ÚNICA GEMA
• Presunto e mortadela por PEITO DE PERÚ e PEITO DE FRANGO
• Queijos amarelos tipo Prato, Gouda, Provolone e outros por QUEIJOS BRANCOS tipo MINAS FRESCAL, RICOTA, CREME DE RICOTA e o delicioso e nutritivo COTTAGE
• Leite e iogurtes integrais por LEITE E IOGURTES DESNATADOS
• Geleias comuns por GELEIAS DIET
• Salada de frutas com creme de leite por SALADA DE FRUTAS com IOGURTE NATURAL

Essas foram algumas substituições que fiz, que lembro no momento. Ainda incluí também alguns itens que não consumia antes e que agora fazem parte da minha rotina:

• SEMENTE DE CHIA
• SEMENTE DE LINHAÇA (batida no liquidificador para virar farinha – é melhor do que comprar a farinha pronta)
• AMARANTO
• FARELO DE AVEIA em flocos finos (para os sucos e também com frutas)
• GRANOLA LIGHT (para colocar em iogurtes, sobremesas diet e frutas)
• BATATA-DOCE (grelhada, assada ou cozida)
• FRUTAS, VERDURAS e LEGUMES (em quantidade e variedade)
• ÁGUA (muita ÁGUA!) Não vou a lugar nenhum sem levar minha garrafinha!
• GRÃO-DE-BICO (para hommus e saladas)
• ASPARGOS (frescos ou em conserva)
• FRUTAS SECAS e OLEAGINOSAS (como já citei no post anterior)
• SUCOS DETOX sem açúcar nem adoçantes
• TAPIOCA
• COMIDA JAPONESA (uso bem pouquinho Shoyu Light e acrescento suco de limão)
• GUARANÁ EM PÓ (cápsulas)
• CHÁ DE HIBISCO (sem adoçar)
• CHÁ VERDE
• COLÁGENO (em cápsulas ou em pó para acrescentar aos sucos)
• MEL com FAVO

Ainda tenho uma meta (sonho de consumo) de comprar uma fritadeira sem óleo (Air Fryer) para poder voltar a comer comidinhas que adoro, mas sem culpa, como batatinhas, empanados, coxinhas, pastéis, frango à passarinho, etc. E todos podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis. Há várias receitas adaptadas na Internet. São as famosas receitas Fit. Depois disso, ninguém me segura… kkkkk

Além de tudo isso adotei outros hábitos saudáveis como exercícios físicos diários (menos nos finais de semana) e estou tentando deitar mais cedo, dormir mais horas por noite, acordar cedo, enfim… tento levar a vida o mais saudável possível.

Não digo que é fácil, mas também não é impossível. Sempre fui preguiçosa e gulosa. Se eu estou conseguindo, todo mundo pode! Não estou sendo totalmente radical, uma vez ou outra me permito pequenas escapadas para um docinho ou salgado – afinal as mudanças vêm aos poucos – mas sempre procuro compensar pegando leve na comida no dia seguinte e caprichando mais no treino.

Consegui eliminar 10 quilos em 5 meses, mesmo fazendo musculação (onde se ganha massa magra – músculo tbm pesa). Os jeans que antes não me subiam na coxa, agora estão numa sacola pra levar pra apertar o cós na costureira. Já levei alguns, mas ainda tem muita coisa pra ajustar. hahah.

Tem mais uma coisinha que não posso deixar de falar pra vocês:
“A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. Essa é uma das frases mais certas que existem.
Antes as minhas escolhas eram muito erradas, mas eram escolhas minhas. Eu havia escolhido me deliciar com um monte de porcarias que fazem mal à saúde e vão se acumulando em nosso corpo em forma de gordura e facilitando o aparecimento de algumas doenças, que, com o passar do tempo, podem ir se agravando cada vez mais. Tinha escolhido ser sedentária e ficar o dia todo jogada no sofá, com preguiça de fazer exercícios. E, com essas escolhas erradas, fatalmente vinham os resultados indesejados: não tinha ânimo pra nada, ficava chateada ao vestir uma roupa e sentir que ficava apertada, não gostava do que eu via todos os dias no espelho. E pior: pela 1ª vez na minha vida um resultado de exame de colesterol tinha dado alto, acima de 200. Todos esses fatos eram mais do que suficientes para que eu acordasse e mudasse as minhas atitudes. E foi o que eu fiz!

Hoje eu mudei tudo isso, mudei a minha vida, mudei minhas escolhas. Hoje eu escolhi ser mais saudável e ter um corpo mais esbelto. Escolhi caber de novo nas minhas roupas, escolhi usar dois manequins menores, escolhi me sentir bem. Optei por me cuidar por dentro e por fora. Escolhi me olhar no espelho e ficar feliz.

Afinal, o que é melhor… o prazer efêmero de comer sem nos importar com a saúde? Ou o prazer de nos cuidar e nos sentir bem?
Comer uma caixa de bombons? Ou ouvir elogios por estarmos com uma boa aparência?
Se entupir de frituras e refrigerantes? Ou subir na balança e ficar contente com o número que aparece nela?

A escolha é nossa. É da nossa vida que estamos falando.
Pensando em tudo isso, talvez fique mais fácil nos manter sempre no FOCO.

É isso aí pessoal, nada de desanimar! Se você quer, VOCÊ PODE!!!
Um beijão e até o próximo post. 🙂

Anúncios

Uma resposta para “VIDA SAUDÁVEL – Parte IV – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pingback: 10 DICAS fáceis para uma VIDA mais SAUDÁVEL – | BloGhetti

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: