TAÇA SAUDÁVEL DA ANDRÉA – sobremesa deli-deli –   Leave a comment

Oi amores,

hoje bateu uma vontade de comer algo doce, mas eu não queria de jeito nenhum atacar o bolo de chocolate da minha filhinha Isadora… até porque, não é por ser final-de-semana que a gente pode ficar assim, “metendo o pé-na-jaca”, néah?!

Uma vez ou outra, tudo bem, mas sábado passado já foi jaca demais na festa de aniversário da minha sobrinha. Então nesse “finde” eu resolvi que ia me controlar. hehehehe

Pois bem… abri a geladeira e dei uma boa olhada no “material” que eu tinha e descobri uma garrafa de iogurte zero gordura, uns moranguinhos que sobraram e também havia umas bananinhas na fruteira. Como frutas secas e oleaginosas, além de aveia, granola e mel, são coisinhas que têm sempre aqui em casa, eu estava com a faca e o queijo (digo, as frutas) na mão.

Peguei uma taça grande e fui montando minha sobremesa, intercalando tudo como me conveio. Vocês podem alterar a ordem da distribuição e até mesmo adaptar a receita à realidade da sua geladeira. Vou explicar agora o passo-a-passo e no final darei as DICAS com outras opções, OK? 

Taça Saudável ingred

Taça Saudável

Taça Saudável da Andréa

TAÇA SAUDÁVEL DA ANDRÉA:

INGREDIENTES:

2 bananas médias ou 3 pequenas (usei banana prata)

4 morangos picados em cruz

meio copo de iogurte líquido zero gordura sabor morango

3 colh. (sobremesa) de granola de cereais light

mel

cranberries, passas escuras e passas claras

5 amêndoas picadas e castanhas-de-caju picadas

1 colh. (sobremesa) de gojiberry

 

PREPARO (MONTAGEM):

Pique as frutas e vá montando camadas na seguinte ordem:

  1. banana
  2. iogurte
  3. granola
  4. cranberry
  5. banana
  6. mel
  7. passas claras e escuras
  8. iogurte
  9. granola
  10. morangos
  11. amêndoas
  12. iogurte
  13. castanhas-de-caju
  14. passas escuras
  15. banana
  16. mel
  17. granola
  18. goji
  19. iogurte 

OBS: como eu disse, você pode alterar a ordem das camadas e fazer quantas quiser (ou couber na taça), fica a seu gosto.

DICAS: algumas substituições:

  • as bananas e morangos podem ser substituídos por KIWI, MAMÃO, ABACAXI, MAÇÃ ou outra fruta de sua preferência;
  • o iogurte pode ser NATURAL DESNATADO, IOGURTE GREGO  ou outro do sabor que você preferir;
  • eu usei granola light de cereais, mas você pode usar outro tipo ou até mesmo FARELO DE AVEIA ou AVEIA EM FLOCOS;
  • as passas e cranberries podem ser trocados por outras frutas secas, como DAMASCO, AMEIXA SEM CAROÇO, ABACAXI DESIDRATADO, etc.
  • as oleaginosas também podem ser à sua escolha, como AVELÃS, MACADÂMIA, CASTANHA-DO-PARÁ e outras;
  • só não aconselho substituir o MEL, pois, além de ser insubstituível, ele dá um toque todo especial, mas se você não gosta de mel, basta não adicionar. 😉  
  • mais uma DICA é colocar SEMENTE DE LINHAÇA, CHIA, AMARANTO, QUINUA ou outros grãos que você tiver em casa.

Pronto, pessoal!!! Essa foi a DICAZINHA de hoje. Se gostaram, me digam nos comentários. Se fizerem algo diferente, conte pra gente também. Vamos divulgar receitas saudáveis e deixar esse legado para as futuras gerações.

Um grande beijo. Tenham um ótimo fim-de-semana e Deus abençoe a todos.

🙂 

Deixe um comentário aqui

