Férias de Julho – Parte III – CANELA & GRAMADO – domingo –   Leave a comment

Oi genteeee!!!!!

Hoje eu estou muito feliz, pois ontem (11 de Setembro de 2014) o BloGhetti completou seu 1º aninho. rsrsrsrs

E para comemorar o aniversário desse “meu filho”, venho hoje aqui para dar continuidade à série de posts sobre a viagem de férias ao Sul do Brasil, em Julho último.

Hoje vou falar de alguns passeios que fizemos em Gramado e Canela e darei as minhas DICAS. Espero muito que gostem.

No domingo, 20 de julho, saímos cedinho para Gramado, porque havia muita coisa para ver, muitos lugares para visitar e para ficar ainda melhor o dia estava lindo, com sol e céu azul. Nem tava tão frio assim, estava muito gostoso mesmo.

Primeiro fomos ao PARQUE DO LAGO NEGRO, um lugar deslumbrante, com pedalinhos em forma de Cisnes e Barquinhos, onde deu pra gente se exercitar bastante. Até a estrada que leva até lá é linda, com muita vegetação, incluindo as belíssimas Araucárias.

Férias de Julho 2014 SUL 515Férias de Julho 2014 SUL 500 Férias de Julho 2014 SUL 501 Férias de Julho 2014 SUL 504

O passeio de 20 minutos sai por R$20,00 (para duas pessoas) ou R$30,00 (barco para 4 pessoas). Não havia pedalinhos de 4 lugares disponíveis na hora, então pegamos dois menores mesmo (mas é melhor assim, pois os barcos grandes são muito pesados, mesmo para 4 pessoas pedalando juntas.) As meninas foram em um e eu e o Ronaldo em outro. Depois de pedalar por quase meia hora, (eles não fazem o controle do tempo, ou pelo menos no dia que a gente foi não fizeram) fomos caminhar ao redor do lago, por uma trilha plana. As meninas não quiseram andar e ficaram nos esperando sentadas/deitadas no gramado. Muita gente fica ali só admirando a beleza do lugar.

Férias de Julho 2014 SUL 509 Férias de Julho 2014 SUL 510 Férias de Julho 2014 SUL 511 Férias de Julho 2014 SUL 512

No lago, tem também cisnes de verdade e não há quem não se encante com os pequenos filhotes acompanhando sua mamãe.

Férias de Julho 2014 SUL 503 Férias de Julho 2014 SUL 505 Férias de Julho 2014 SUL 506Férias de Julho 2014 SUL 513Férias de Julho 2014 SUL 514

Não tem muita coisa a mais para se fazer por lá, além de comer algo na lanchonete ou comprar artesanato e acessórios de inverno – como toucas, polainas, luvas, etc. – numa feirinha que tem logo na entrada (enquanto a mulherada se diverte nas barraquinhas ao ar livre, os “maridones” ficam nas mesinhas tomando uma cervejinha rsrssrsrsrs).

Saindo de lá fomos conhecer o LE JARDIN – PARQUE DE LAVANDA – é um passeio rápido, mas o lugar é uma delícia. A entrada é gratuita e como é ao ar livre, recomenda-se não ir em dia de chuva. Abre de terça a domingo, das 9:30 às 17:30h. Logo na chegada, uma mulher nos recebe com muita simpatia e começa a explicar um pouco sobre a planta. A gente até pode passar a mão nas lavandas para sentir o perfume diferente de cada uma delas. Após a rápida “aula” as pessoas seguem caminhando pelo lugar, admirando e sentindo o aroma que tem no ar. São plantações de vários tipos de Lavanda (nem sabia que existiam tantos). Você pode permanecer por lá pelo tempo que quiser (até a hora do lugar fechar).

Férias de Julho 2014 SUL 516

Uma DICA importante: passe REPELENTE antes mesmo de chegar lá, pois há muitos mosquitos (o famoso “borrachudo”. Eu fui picada logo que desci do carro e fiquei uma semana com a mão inchada e coçando muito).

Depois do passeio fomos para a lojinha e o café, que ficam junto à recepção. Tem muitas coisas lindas por lá, mas não são baratinhas não. De souvenir, só comprei mesmo uns sachês de Lavanda. Já no café, tínhamos que experimentar o famoso APFELSTRUDEL com sorvete de creme. Delicioso e muito bem servido. Vale à pena pedir.

Férias de Julho 2014 SUL 518

Ainda havia muito para se ver. Fomos para o MINI MUNDO, que é um museu a céu aberto, com miniaturas de construções de vários lugares do Brasil e do mundo (mas principalmente da Alemanha). Valor da entrada: R$14,00 por pessoa (caro, já que é só para olhar). Crianças de 2 a 12 anos pagam meia, assim como pessoas acima de 60.

Logo na entrada, damos de cara com um poço, que é tipo uma “Fonte dos Desejos”, onde as pessoas ficam de costas e jogam uma moedinha, sobre o ombro, fazendo um pedido. Eu espero que o meu se realize hahahah…

Férias de Julho 2014 SUL 524

Seguimos andando pelos caminhos sinuosos que nos levavam para todo lado, para apreciarmos bem de pertinho cada lugarzinho. As miniaturas são feitas na escala 1:24, ou seja, 24 vezes menor que os originais. É uma mini-cidade com casas, Praças, torres, pontes, Prefeituras, castelos, Igrejas, Portos e até a Cordilheira dos Andes, com aeroporto e um vulcão com lava, fumaça saindo e tudo… Algumas coisas, como trens em movimento, até reproduzem os sons. É muito bacana. As mais de 200 réplicas são perfeitas e meu marido, que já morou na Alemanha, ficou impressionado com a fidelidade das reproduções. Ele relembrou lugares por onde havia passado e foi quem mais curtiu esse passeio (sessão nostalgia haha).

Férias de Julho 2014 SUL 519 Férias de Julho 2014 SUL 520 Férias de Julho 2014 SUL 521 Férias de Julho 2014 SUL 522 Férias de Julho 2014 SUL 523

No Parque há ainda lojinha de souvenirs, área de alimentação (café), casinha de bonecas e parquinho infantil.

Depois dessa maratona de passeios já estava tarde e fomos almoçar no Centro de Gramado. Uma DICA que eu dou: não deixe para ir almoçar muito tarde, mesmo sendo domingo, pois a maioria dos restaurantes fecha por volta das três horas da tarde. Já eram quase quatro, quando encontramos um restaurante bem bacana que ainda estava aberto e paramos enfim. O Restaurante Malbec, fica na Av. Borges de Medeiros e é especializado em grelhados e cortes especiais de carnes. Ele fechou às 16:30h, enquanto ainda estávamos lá dentro e só havia 3 mesas ocupadas. Mas a comida estava deliciosa.

Férias de Julho 2014 SUL 527

Finalizado o nosso almoço, voltamos para Canela, onde fomos à missa das 18:00h, rezar e agradecer, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, que também é um ponto turístico da cidade. Não bastasse a construção da CATEDRAL DE PEDRA – como é chamada – ser tão linda, em estilo Gótico, à noite ela ganha uma iluminação especial, que vai mudando de cor e a deixa ainda mais incrível. Parece coisa de cinema.

Ainda estava claro quando chegamos para a missa e eu fiz algumas fotos antes de escurecer e outras ao sair da Igreja, já com o céu escuro. Pelas fotos não dá pra se ter ideia de como é bonita a iluminação, mas acho que a intenção valeu rsrsrs.

Férias de Julho 2014 SUL 529 Férias de Julho 2014 SUL 531

Férias de Julho 2014 SUL 532 Férias de Julho 2014 SUL 533

Férias de Julho 2014 SUL 534 Férias de Julho 2014 SUL 535

Para fechar este dia perfeito com chave de ouro, fomos tomar um chocolate quente para aplacar o frio, que estava de lascar e depois demos um passeio pela rua, antes de voltar pro hotel e descansar. Encontramos um lugar, onde estava tendo uma festa, com música ao vivo e barraquinhas de artesanato e artigos de inverno. As ruas de Canela e Gramado são lindamente decoradas na temporada de inverno. Tirei foto até com um “boneco de neve” (em fibra de vidro kkkk).

Férias de Julho 2014 SUL 537 Férias de Julho 2014 SUL 539

Na próxima semana eu continuo a série de posts sobre Canela & Gramado.

Até lá pessoal e tenham todos um excelente fim-de-semana.