Férias de Julho – Parte X – Porto Alegre –   Leave a comment

Hoje encerro essa série de posts sobre nossa viagem ao Sul do Brasil em Julho último.

Espero que tenham gostado e que possam aproveitar algo de minhas DICAS. Não ganho nada com isso além da satisfação de poder ajudar. Gosto de pegar DICAS de tudo com outras pessoas e acho que tenho a obrigação também de dar indicações daquilo que curto, de coisas que experimento e gosto. O objetivo de meu blog é trocar informações, ajudar as pessoas e poder estar sempre atualizando DICAS, informando tendências, aprendendo e ensinando novas técnicas. Tudo aquilo que é feito por outras pessoas procuro dar os devidos créditos. E vamos continuando assim…

Falando da viagem, fomos para Porto Alegre na sexta-feira, logo após almoçar em Gramado. Meu marido estava com a mão quebrada e eu mesma fui dirigindo. A estrada é ótima, muito agradável e bem sinalizada. O GPS fez o serviço pesado. hahah

Chegando em Porto Alegre, fomos para o Hotel INTERCITY PREMIUM, tomamos um banho, descansamos e pesquisamos restaurantes para jantar. A noite estava muito fria, cerca de 6°C, então escolhemos um italiano e fomos de táxi, pois queríamos tomar um vinho.

Férias de Julho 2014 SUL 991  Férias de Julho 2014 SUL 992

O ATELIER DE MASSAS é um lugar pequeno e com decoração exagerada. O dono é um artista plástico, que expõe quadros seus e de outros artistas nos dois andares do restaurante.

Rest. Atelier de Massas 4  Rest. Atelier de Massas 3 (fotos: Google)

É muita tranqueira e a gente até se assustou quando chegou lá, (porque logo na entrada, onde as pessoas esperam por uma mesa, quase não tinha espaço pra ficar de tanto entulho que tinha: caixas, pilhas de revistas e jornais velhos, panos, garrafas vazias, etc. Infelizmente não fotografei e tbm não achei fotos no Google que mostrassem essa bagunça. Espero que tenha sido só naquele dia rsrsrs). Pensamos até em ir pra outro lugar, mas teríamos que pegar outro táxi e, como tinha fila de espera, imaginamos que pelo menos a comida deveria ser boa. E era mesmo! Comida deliciosa, com entrada de saladas e antepastos (cobrada à parte, no peso), mas muito, muito, muito cara! Os pratos principais até que têm valores justos e os vinhos, tem pra todos os gostos e todos os bolsos também. Pedimos um vinho mais simples (não me lembro o nome), era gostoso, mas realmente não me lembro qual era (infelizmente esqueci de clicar rsrs). E pegamos umas coisinhas de entrada (em pratinhos descartáveis) enquanto esperava pelo prato principal. (Só a minha entradinha deu quase R$40,00! Um absurdo!). Tudo delicioso, mas realmente não vale o preço, então não recomendo pegar a entrada.

Férias de Julho 2014 SUL 988  roast beef , presunto de parma, aspargo fresco, azeitona preta, tomatinho recheado, bruschetta com molho sardela (acho), queijos e camarões ao alho

Como prato principal pedi um ravioli com molho da casa, que estava realmente divino, não lembro quanto foi, mas sei que não foi caro.

Férias de Julho 2014 SUL 989

No dia seguinte, sábado, saímos para um passeio logo após tomarmos nosso café-da-manhã.

Férias de Julho 2014 SUL 993 o café da manhã do Intercity foi um dos melhores que pegamos, bastante variado e com muitas opções de comida saudável. No domingo até suco verde, feito na hora tinha lá. 🙂

Fomos a pé até o ponto de ônibus de onde parte a LINHA TURISMO – no Terminal da Linha Turismo, um tour pela cidade, com duração de 80 minutos, em ônibus de 4m de altura, com dois andares (o de cima é aberto), onde podemos apreciar vários pontos turísticos e aprender um pouco da história da cidade.

ônibus Linha Turismo 1  ônibus Linha Turismo 3(fotos: Google)

Os ônibus saem de hora em hora (entre 9 e 16h), de terça a domingo e há, ao todo, 5 pontos de parada, onde as pessoas podem descer, andar pelo lugar e pegar o próximo ônibus para continuar o passeio, desde que apresente os ingressos. Nós optamos por não descer, pois as meninas não queriam andar. Ficamos no andar de cima, que é bem melhor para se ver a cidade, só que, como estava muito frio, eu quase congelei e na penúltima parada resolvi descer.

Férias de Julho 2014 SUL 1017 Eu, virando pinguim, na parte superior do ônibus.. hahah

Continuamos o passeio embaixo, de onde não se tem uma vista tão privilegiada assim, mas pelo menos era menos frio. rsrsrs

Os ingressos custam R$18,00 (de terça a sexta) e R$20,00 nos finais de semana e feriados. Descontos de 50% apenas para idosos.

ônibus Linha Turismo 4

Nesse ônibus há um guia que fala em português, espanhol e inglês, dependendo da nacionalidade dos turistas embarcados. É um passeio muito interessante e eu recomendo, pois é a melhor forma de conhecer a cidade e sua história.

Férias de Julho 2014 SUL 999 Férias de Julho 2014 SUL 1000 Essa é Rua Gonçalo de Carvalho, considerada (e eleita) a RUA MAIS BONITA DO MUNDO por ser um verdadeiro túnel vivo, composto por quase 500m de calçadas com mais de 100 árvores da espécie Tipuana

Confira mais fotos incríveis dessa rua no link abaixo:

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre tem uma abóbada de 18m de diâmetro (uma das 5 maiores do mundo) e é realmente imponente.

Férias de Julho 2014 SUL 1005 Férias de Julho 2014 SUL 1006

Férias de Julho 2014 SUL 1007 Férias de Julho 2014 SUL 1008

O dia estava lindo, com céu muito azul e sem nenhuma nuvem. Excelente para um passeio.

Férias de Julho 2014 SUL 1010  Férias de Julho 2014 SUL 1011

Férias de Julho 2014 SUL 1018 Férias de Julho 2014 SUL 1001

Férias de Julho 2014 SUL 1015

O Lago Guaíba é uma das paisagens que podemos apreciar. Carinhosamente apelidado pelos gaúchos de “Rio Guaíba”, é tão grande que sua área (496 Km²) equivale a 30% do território gaúcho.

Férias de Julho 2014 SUL 1019  Férias de Julho 2014 SUL 1026

Passamos também pelo Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido como “O Gigante do Beira-Rio”, que como o próprio nome diz, fica às margens do “Rio” Guaíba. Este é o ponto de retorno da viagem. Fizemos todo o contorno do estádio, passando bem pertinho dele.

Férias de Julho 2014 SUL 1021 Férias de Julho 2014 SUL 1023

Férias de Julho 2014 SUL 1024   Férias de Julho 2014 SUL 1027

Descemos do ônibus e voltamos a pé para o Hotel, num frio “de lascar”, onde pegamos o carro e fomos almoçar numa Churrascaria, afinal, estávamos no Rio Grande do Sul, tchê!

A nossa escolhida foi a NB – Na Brasa, que é uma churrascaria gourmet, com buffet diferenciado. Comemos muito bem e passamos o resto do dia descansando.

Férias de Julho 2014 SUL 1028

À noite saímos para nos despedir da Capital gaúcha, fechando com chave-de-ouro, no Applebee’s .

Já tínhamos comido bem de dia, na churrascaria, então queria uma coisa leva para a noite. Pedi uma salada com camarões, que era uma das sete maravilhas do mundo. Nunca comi nada igual. Era um mix de folhas com amêndoas tostadas, macarrão de arroz (rice noodles), camarões grelhados e um delicioso molho agridoce. Não sei descrever o quanto era deliciosa, crocante e surpreendente.

salada oriental com camarões Applebee's  (não encontrei a foto que tirei, então peguei uma no Google, mas garanto que o meu prato estava mais bonito! rsrsrs)

Férias de Julho 2014 SUL 1038  Férias de Julho 2014 SUL 1035

E assim encerramos nosso passeio. No domingo, após tomar café, voltamos para Itajaí-SC, onde pernoitamos no Hotel 10 novamente (BR-101), mas dessa vez pegamos uma ótima promoção de quarto duplo: pagamos R$179,00 pelos dois quartos (saiu por R$89,50 cada) um para as meninas e outro pra nós dois. Saiu mais barato do que um quarto quádruplo.

As duas últimas DICAS do post de hoje são:

1. do lugar onde paramos pra almoçar na estrada no domingo, o RESTAURANTE BELA AMÉRICA, em São João do Sul-SC. Ótimas instalações, um excelente banheiro, self-service no peso. Comida simples, caseira e gostosinha.                                                                                                  Férias de Julho 2014 SUL 1041
  2. e à noite, para lanchar, paramos no MADERO CONTAINER, em Itapema-SC. Como o nome já diz, ele é construído em um container e, como eu já sabia, tem sanduíches deliciosos. É uma ótima DICA de lanche saboroso para quem estiver passando por Itapema-SC. É claro que além dos sanduíches não podia faltar a minha sobremesa favorita de lá: o Petit Gateau com recheio de doce de leite, sorvete de creme e cobertura de frutas vermelhas (igualzinho ao que eu comi em Curitiba no ano passado). Huuummmm…. Super-recomendo sempre!

Férias de Julho 2014 SUL 1044

Com isso termino essa sequência de DICAS para aqueles que querem conhecer o RIO GRANDE DO SUL, especialmente fazer o passeio do Beto Carrero World com seus filhos, um passeio romântico ou em família na Serra Gaúcha e a capital do Estado. Espero ter contribuído de alguma forma às suas expectativas.

Obrigada, fiquem com Deus e até as próximas DICAS.