AMOLECEDOR DE CUTÍCULAS CASEIRO –   Leave a comment

Olá pessoal, como vão vocês?

Hoje eu venho trazer uma DICA, não só de MANICURE, mas também de ECONOMIA. Eu achei essa receita num grupo de Dicas do qual faço parte e resolvi experimentar. Agora quis trazer pra vocês, pois eu testei e funcionou direitinho. Não só funcionou, como também fez algo mais. Quer saber qual é esse “algo mais“??? Então continue lendo esse post.

Primeiro eu vou passar para vocês a receita reduzida, pois eu fiz a metade da quantidade indicada e, mesmo assim, rendeu muito. Acho que o ideal é fazer pouquinho e usar logo, pois essas misturinhas caseiras não devem ser guardadas por muito tempo. Então aqui vai a receita, com a quantidade que eu considero ideal para fazer pés e mãos, pelo menos uma vez:

AMOLECEDOR DE CUTÍCULAS CASEIRO: (do site Receitas Nota 10)

INGREDIENTES:

  • 1/2 colh. (sobremesa) de açúcar (cristal ou refinado)
  • 1/2 colh. (sobrem.) do hidratante de sua preferência
  • 1 gota de óleo de amêndoas OU 1 gota de azeite de oliva extra-virgem

Amolecedor de cutículas caseiro 1

PREPARO:

  1. Numa tigelinha plástica misture tudo até formar uma pastinha homogênea.                                                                                                          Amolecedor de cutículas caseiro 2  Amolecedor de cutículas caseiro 3
  2. Aplique sobre as unhas e cutículas, fazendo massagens circulares e deixe agir por 5 minutos.                                                                                                                                        Amolecedor de cutículas caseiro 4
  3. Retire com água fria.
  4. Empurre as cutículas com espátula e já pode esmaltar.

OBS: eu costumo tirar cutículas, mas na receita falava para ir direto para a etapa de esmaltação.

Sabe qual é o curioso??? O “algo a mais”??? É que, quando eu fui tirar as cutículas com o alicate, não havia mais cutículas!!! Uma pelezinha aqui… outra ali… mas nada comparado ao que geralmente fica quando eu amoleço as cutículas apenas com água morna ou até mesmo com um amolecedor de cutículas industrializado.

Fiquei de queixo caído, e A-MEI!!! ❤

Agora as minhas DICAS:

  1. Eu utilizei o açúcar refinado, pois o cristal é mais grosso e minha pele é fina e as cutículas também. Mas para quem tem a pele mais resistente, acho que o cristal pode ser melhor (também pode-se usar o açúcar mascavo ou demerara)
  2. O hidratante que eu usei é próprio para as mãos (Nativa SPA, de O Boticário), mas você pode usar qualquer hidratante, até mesmo o corporal.                                                                                                           Amolecedor de cutículas caseiro 6
  3. Como eu não tinha óleo de amêndoas, usei azeite extra-virgem mesmo, mas da próxima vez quero fazer com óleo de amêndoas, só pra testar mesmo, porque o perfume do hidratante não deixa o cheiro do azeite sobressair.
  4. Não use potes de cozinha para preparar receitas de beleza. Reserve uma tigelinha ou potinho especialmente para esses preparos caseiros.
  5. Utilizei um hashi (palitinho de comida japonesa) para fazer a mistura. Com esse mesmo pauzinho eu espalhei o creme sobre as unhas.
  6. A receita original fala em 1 colher (SOPA) de açúcar, 1 (SOPA) de hidratante e 3 gotas de óleo. E diz que é suficiente para fazer pé e mão. Como eu só queria para as mãos, fiz a metade: 1/2 (SOPA), 1/2 (SOPA) e 2 gtªs de óleo. Ainda assim foi demais, sobrou muito. No dia seguinte fiz as unhas da mão da minha filha e ainda sobrou “muitão”. Acho que ainda dá para duas vezes. Ou seja: a quantidade que eu fiz deve dar para fazer pés e mãos duas vezes. Por isso mesmo eu diminuí a receita para 1/2 (SOBREMESA), 1/2 (SOBREM.) e 1 gota.
  7. Se sobrar, aconselho guardar em um potinho plástico fechado etiquetado, para usar na semana seguinte. Não sei qual é o prazo de validade desse preparado, mas acho que NÃO deve ser guardado por muito tempo, talvez 1 mês, no máximo.
  8. Outra coisa que prefiro fazer é empurrar a cutícula com a espátula de metal ANTES de retirar o creme. Só depois de empurrar tudo é que eu lavo, seco e vou retirar os excessos que ficarem. (E, como eu já disse: não fica quase nada).                                                                                                                     Amolecedor de cutículas caseiro 5

Bom, eu espero que vocês tenham gostado da DICA de hoje, que façam e que dê certo para vocês, tanto quanto deu pra mim.

Um super-beijo e até a próxima DICA!

Byeee…. 🙂

Deixe um comentário aqui

