RECEITA SAUDÁVEL – OMELETÃO –   5 comments

Boa noite, queridos leitores!!!

Hoje tem post-extra no BloGhetti… porque nem só de Desafio um blog sobrevive hahahahah…

Estava conversando com uma amiga minha lá de Maceió e me bateu uma saudade da época que eu morei lá… Lembramos dos nossos lanchinhos e eu falei num “Omeletão” que a nossa vizinha Maria fazia pra todo mundo. Eram 24 ovos, distribuídos em 3 frigideiras gigantes, num fogão de 6 bocas. Todo mundo ajudava (a comer kkkkk): os moradores dos 4 apartamentos do 9º andar (12 pessoas ao todo!). Nós nos reuníamos num bate-papo gostoso, enquanto saboreávamos aquela maravilha. Éramos como uma grande família.

Deu tanta água-na-boca que não resisti e corri pra cozinha fazer um pra mim.

O recheio da Maria levava tomates picados, pimentão verde, cebola batidinha, salsa e cebolinha-verde, sal e, se não me engano alho, presunto e queijo também.

O meu de hoje ficou um pouco diferente, mas vou passar a receita e o modo de preparo. Você pode utilizar os ingredientes que tiver em sua geladeira. É uma ótima maneira de reaproveitar sobras de alimentos e não deixar nada ser desperdiçado. 😉

Então… vamos à receita:

omeletão

OMELETÃO:

(receita para uma pessoa – você multiplica de acordo com a quantidade de bocas a serem alimentadas. rsrsrs)

INGREDIENTES:

  • 2 ovos inteiros – Eu uso 3 ovos (sendo 3 claras e 1 gema, pois evito comer muitas gemas, mas você pode usar da maneira que preferir)
  • 1/2 tomate picadinho
  • cubinhos de pimentão verde
  • cubinhos de queijo branco ou muçarela
  • cubinhos de presunto
  • cebola batidinha a gosto
  • alho espremido ou picado a gosto
  • cheiro verde picadinho a gosto
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

Bata tudo numa tigelinha com o auxílio de um fouet (batedor de mão). Despeje a mistura em uma frigideira untada e aquecida. Deixe dourar bem de um dos lados e vire para dourar o outro também. Mantenha o fogo baixo, para cozinhar os ovos sem queimar. Sirva bem quentinho.

DICAS DA ANDRÉA – SUBSTITUIÇÕES:

  1. Eu não gosto de pimentão verde, acho amargo. Prefiro o amarelo ou vermelho
  2. Uso sempre queijo minas ou muçarela de búfala. Às vezes acrescento um pouco de parmesão ralado
  3. Para ficar mais saudável, substitua o presunto por peito de frango desfiado ou peito de peru
  4. Você pode utilizar outras ervas frescas ou desidratadas, como manjericão, manjerona ou alecrim. Gosto de acrescentar orégano
  5. Também gosto de colocar uma pitada de Noz-Moscada ralada

DICAS DE ECONOMIA:

  1. Coloque o recheio de sua preferência, use sua imaginação. Abra a geladeira e aproveite o que tem lá
  2. Eu costumo usar sempre as sobras de salada do almoço. Faço isso não só com omeletes, mas também com sanduíches, tapiocas, etc.
  3. Meu recheio de hoje teve: tomatinhos picados, pepinos picadinhos, beterraba cozida em cubinhos, aspargos verdes frescos, salsa picadinha, queijo branco em cubos e peito de peru picadinho (1 fatia só).

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

OBS: se você não tem muita prática para virar o omelete com a espátula, use uma omeleteira (ou duas frigideiras do mesmo tamanho). Eu costumo usar duas espátulas, para ele não se partir na hora de virar, porque é um pouco grande. Para minhas 3 claras e uma gema (além do recheio) utilizei uma frigideira de 22cm de diâmetro. A espessura ficou muito boa: nem grossa, nem fina demais. 😉

Omeletão 1 omeletão 2 omeletão 3 omeletão 4

E aí…. deu água-na-boca de vocês também??? Façam. Experimentem e depois me digam como ficou o de vocês, se mudaram alguma coisa… contem pra gente.

Um beijo e até a próxima receitinha saudável….

🙂

.

5 Respostas para “RECEITA SAUDÁVEL – OMELETÃO –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pingback: OMELETE COM VEGETAIS – | BloGhetti

  2. Nossa, eu faço diretoo esse tipo de omelete aqui em casa!
    Meu marido diz que é o omelete resta tudo..rs
    Tudo o que tiver na geladeira, ele quer colocar, nossa, as vezes é tanta coisa que fica difícil de virar na frigideira.
    Mas adorei as opções de recheio que você colocou, eu adoro pimentão!!!
    Deu até vontade de fazer aqui tb…hauhuehuah

    Beijooos

    • Omelete é um prato fácil de se preparar e alimenta bastante. Eu retiro parte das gemas para deixá-lo mais saudável. Já os ingredientes do recheio são mesmo do “resta tudo”! kkkkkk.. Eu chamo de “restô d’ontê”!, um prato da culinária francesa, muito chique hahahahah…
      Já uma amiga da minha Mãe, fala que é SOPA DE ENTULHO. hahhahahahahh

  3. Adoro suas dicas, receitas e resenhas Andréa! Seu blog está maravilhoso, bem atual e objetivo. Estou acompanhando o desafio 30 dias de beleza. Parabéns! Sucesso sempre!

Deixe um comentário aqui

