ACEROLA E SEUS BENEFÍCIOS –   2 comments

Boa noite saudáveis!!!

Tudo maravilhoso com vocês?

Hoje eu vou falar de uma frutinha tão pequenininha, mas tão pequenininha… que eu nem sei como pode caber tanta coisa boa dentro dela!!!

É isso mesmo! A Acerola: uma frutinha tão miudinha (pesa em média de 20 a 40g.), mas que contém tantos nutrientes que é até difícil citar todos. Mas vou começar falando que, além de muitas vitaminas, como  A, B1, B2 e B3, ela contém minerais como ferro, fósforo, potássio, cálcio. Bom, da vitamina C eu nem precisaria falar, já que todo mundo já deve saber que ela possui bastante, não é mesmo? Mas você sabia que ela é a fruta que possui o maior teor de vitamina C?  São 10 vezes mais do que a amora, por exemplo ou o caju, 20 vezes mais do que a goiaba, 80 vezes mais que a laranja e 100 (cem!) vezes mais vitamina C que o limão, minha gente!!!! É muito rica!!!! Em média, ela contém 1.400 mg. de vitamina C em cada 100g., ou seja, mais do que 1 comprimido (de 1g.) de vitamina C efervescente. Algumas variedades de acerola, podem atingir até 5.000mg. (5g.) de vitamina C em apenas 100g. de polpa da fruta. Quer dizer que, para suprir a necessidade diária de um adulto, bastaria ingerir de 3 a 4 frutinhas. Fora a vitamina A, que, se comparada à laranja, realmente impressiona: enquanto a laranja possui cerca de 20mg. de vitamina A, acerolinha conta com 76mg. (em cada 100g. de cada fruta). Essa vitamina evita, por exemplo a cegueira noturna, faz bem para a pele, unhas e cabelo.

acerola

Os maiores benefícios que a acerola proporciona estão diretamente ligados ao seu alto teor de Vitamina C (ácido ascórbico), que é o responsável por aumentar a resistência imunológica e muscular, acelera a cicatrização pós-cirúrgica, facilita a absorção do ferro e da vitamina E, previne gripes, resfriados, tuberculoses, diabetes, doenças hepáticas (disfunções do fígado), e acredita-se que até mesmo o câncer.  Essa poderosa vitamina vem sendo usada até mesmo em tratamentos de beleza, já que combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Outro poderoso antioxidante é o carotenóide, responsável pela cor vermelha da frutinha, que é mais um componente da fruta que nos ajuda a permanecer jovens e belos.. rsrs… Quer mais motivos para incluir a acerola em sua alimentação???

Ela combate a fadiga, o esgotamento nervoso, stress e previne até mesmo doenças cardíacas. Auxilia em casos de hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, desnutrição e anemia (devido à fixação do ferro).

Alguns problemas leves podem ser causados pelo uso da fruta, como náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência e até mesmo insônia. Ela é contraindicada para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Ainda são desconhecidos problemas sobre a formação dos fetos, portanto é de bom senso evitar ou diminuir o consumo no período de gravidez e até lactação (alguns alimentos consumidos pela Mãe podem provocar cólicas e outros distúrbios nos bebês que estão em fase de amamentação).

DICAS DA ANDRÉA:

A fruta pode – e deve – ser consumida in natura (ao natural), além de poder ser usada no preparo de sorvetes, doces, licores, geleias e compotas, mas é no suco que ela tem a sua forma mais comum de consumo. Quer um café-da-manhã saudável, que te deixará cheio de energia? Faça um suco usando partes iguais da fruta e de água (1 copo cheio de acerolas lavadas, para cada copo de água gelada). Bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto (de preferência com mel, açúcar mascavo ou outro adoçante natural).

Ela também pode ser adicionada na centrífuga, no preparo de seu suco verde.

acerola suco

Infelizmente, como tudo o que é bom dura pouco, a vitamina C, se perde algum tempo após o preparo do suco, por isso é que sempre ouvimos falar que o suco de laranja deve ser consumido logo depois de seu preparo (e é claro, o da acerola também). O ideal é consumir o suco em até 20 minutos após o preparo, para aproveitar em 100% os benefícios da vitamina C. O que não quer dizer que ele deva ser descartado após esse tempo, porque ainda contém muitos outros nutrientes.

Gostaram do post de hoje? Já sabiam de todos esses benefícios da acerola?

Eu adorei saber mais sobre essa frutinha tão saudável. Não gosto dela pura, pois acho muito azedinha pro meu paladar, mas uso um pouquinho de adoçante no suco e adoro! Conte pra mim como é que você faz?…

Um beijo e até a próxima. Bye….

🙂

Fontes de pesquisa:

  • Wikipedia
  • Acessa.com
  • Melhor com Saúde

.

Anúncios

2 Respostas para “ACEROLA E SEUS BENEFÍCIOS –

Assinar os comentários com RSS.

  1. Eu adorooo!!! amo suco de acerola, natural então, amo de paixão ainda mais sabendo que ela tem tudo isso de bom.

Deixe um comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: